top of page

Tóquio

Planear uma visita à mais populosa cidade do mundo pode ser uma tarefa intimidatória.

Para começar, pense em Tóquio como um conjunto diversificado de bairros. São, no total, 23 municípios distintos que atraem personagens de todo o tipo – do workaholic à cosplay. Uma espécie de vizinhos, geograficamente íntimos mas com personalidades muito próprias – quais peças de um puzzle urbano que, no seu todo, formam a capital japonesa.

Tóquio é esse puzzle gigante, cujas principais peças estão unidas através da linha Yamanote, uma linha de metro circular que atravessa boa parte dos principais bairros do centro da cidade.

piss-alley-shinjuku-1024x682.jpg

Shinjuku

Shinjuku é uma das zonas mais frenéticas de Tóquio. O bairro tem como epicentro a gigantesca estação de metro (a mais movimentada de todo o país), que está por sua vez rodeada de centros comerciais, lojas de eletrónica e arranha-céus; incluindo o Tokyo Metropolitan Government Office 

mercado-tsukiji-toquio-05-1024x682.jpg

Tsukiji

Tsukiji é uma pequena área portuária localizada na baía de Tóquio, a sul de Ginza. É uma das áreas mais frequentadas pelos turistas por causa do Mercado Tsukiji, tido como o maior mercado grossista de peixe do mundo. E vale, de facto, a pena!

cruzamento-shibuya.jpg

Shibuya

Shibuya é uma área da cidade com muitas semelhanças a Shinjuku. O bairro é muito movimentado e o ambiente é jovem. Uma espécie de “Times Square de Tóquio”, costuma-se dizer, talvez pelos placards de vídeo que pontuam a paisagem urbana.

 

sensoji-toquio-1024x682-2.jpg

Asakusa

O bairro de Asakusa fica na parte nordeste do centro de Tóquio.

Trata-se de um templo budista cuja visita recomendo apenas se tiver muito tempo e, mesmo assim, com reservas. 

takeshita-harajuku-1024x682.jpg

Harajuku

Harajuku e Omotesando complementam-se. É, aliás, difícil estabelecer uma linha divisória clara entre ambas, razão pela qual as junto neste post.

Harajuku é território cosplay, zona de criatividade infinita, da afirmação identitária dos jovens japoneses, de todos os excessos. E do Parque Yoyogi, especialmente vibrante ao domingo.

nakameguro-sakura.jpg

Nakameguro

Nakameguro é uma zona residencial de classe média-alta, famosa pela beleza do canal que atravessa o bairro em época de sakura (cerejeiras em flor). Uma espécie de bairro hipsterescolhido por algumas celebridades para viver, com cafés elegantes e restaurantes caros. É imperdível na primavera mas menos fundamental nas restantes estações do ano.

bottom of page