Pré-história e antiguidade
O Japão foi unificado pela primeira vez no século VI pelo povo Yamato e logo empreendeu a conquista da península da Coreia no final do século. Nos séculos seguintes a competição por cargos no governo enfraqueceu gradativamente o domínio japonês sobre a Coreia até ao século VI.
Em 552, o budismo foi introduzido no país trazido da Coreia e servindo como arma política contra o crescente poder dos sacerdotes, a religião tradicional, o xintoísmo debilitou-se, porém não desapareceu
Era feudal
Mais tarde a capital foi novamente transferida para Heian-kio, a moderna Quioto, e dar-se-ia o rompimento entre o imperador Kammu e os monges budistas. A partir daí foi estabelecida a escrita japonesa e uma nova literatura.
Foi nesse período de paz que surgiram a classe dos samurais como guardas da corte.
Contudo as disputas surgidas entre os clãs guerreiros Taira no Kiyomori e Minamoto no Yoritomo levaram a uma nova guerra civil que só teve fim em 1185, com a ascensão de Minamoto. Este estabeleceria o governo do xogunato em Kamakura. Enquanto seguia as leis do governo imperial de Heian, o governo Kamakura foi exercido por uma rede de samurais em todo o país que se comprometiam a manter a paz.
Era Moderna
É a partir do século XIX , que o Japão conhece o seu maior desenvolvimento , na chada era Meiji , que durou entre 1868 até 1912. A era Meiji representava um dos períodos mais notáveis da história do Japão. O Imperador Meiji , que morreu em 1912 , conduziu o Japão a uma das grandes potências do mundo .
O governo procedeu à modernização do país a nível politico , social , econômico e cultural .