Kiyomizu-dera
O salão principal possui uma grande varanda, apoiada por pilares altos, que se projeta sobre a encosta e oferece uma vista impressionante da cidade. Grandes varandas e salões principais fora construídos em muitos locais populares durante o período Edo para acomodar um grande número de peregrinos.
Sob o salão principal está a cachoeira de Otowa, onde três canais de água caem em um lago. Os visitantes podem pegar e beber a água, que acredita-se ter poderes de realizar desejos.
O complexo do templo inclui alguns outros templos xintoístas, entre eles o Santuário Jishu, dedicado a Ookuninushi, um deus do amor e "bons pares". O Santuário Jishu possui um par de "pedras do amor" colocadas a 6 metros de distância uma da outra, que os visitantes podem tentar andar ele elas com os olhos fechados. Ao ter sucesso em alcançar a outra pedra com os olhos fechados, o peregrino encontraria o amor da vida, ou amor verdadeiro.
O complexo também oferece vários talismãs, incenso e omikuji (papéis da sorte). O local é particularmente popular durante festivais (especialmente no Ano Novo e durante o verão)
Em 2007, o Kiyomizu-dera foi um dos 21 finalistas das Sete maravilhas do mundo moderno. No entanto, ele não foi escolhido entre os sete locais vencedores.